Blog

Crianças Vegetarianas: como cuidar da alimentação

18 de outubro de 2019

                                                            

É no período da infância que desenvolvemos a maioria de nossos hábitos e criamos rotinas alimentares, baseados no comportamento e cultura familiar. Mas, em uma família que excluiu a carne do cardápio, ou mesmo por uma iniciativa da criança, como introduzir uma alimentação vegetariana?


De acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics (EUA) e do Conselho Regional de Nutrição da 3ª Região (SP), uma dieta vegetariana pode ser incluída em todos os ciclos da vida, desde a gestão até a infância. Contudo é preciso um bom planejamento da dieta para evitar riscos nutricionais, como por exemplo:
 
  • Aleitamento materno

Não existe diferença na composição do leite de mães vegetarianas e veganas para mães que comem carne e, por isso, não há motivo para se preocupar se o aleitamento terá alguma deficiência nutricional. O leite materno conta com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, podendo ser dado até 2 anos ou mais, complementando a alimentação. E, em caso de dificuldade ou impossibilidade do aleitamento, existem as bebidas infantis à base de soja ou arroz, que podem substituir o leite de vaca.
 
  • Suplementação infantil

Para crianças com dietas vegetarianas restritas ou até veganas, é necessário estar atento às necessidades nutricionais. Em alguns casos, talvez seja preciso haver a suplementação de vitamina B12, ferro, vitamina D e zinco. Porém, é importante ressaltar que a suplementação apenas é necessária caso haja deficiência nutricional e deverá sempre ser orientada por pediatra e/ou nutricionista, após avaliação de exames de sangue. 
 
  • Acompanhamento nutricional

Considerando o desenvolvimento de cada criança, o acompanhamento nutricional é de extrema importância para não gerar nenhuma deficiência nutricional no período da infância. O conhecimento e dieta dos pais não é suficiente para montar um cardápio completo em sabor e nutrição para os filhos. Por esse motivo, a dieta deve ser montada por um nutricionista especialista em alimentação vegetariana.

Nas primeiras semanas de outubro, a Veg+ produziu uma série de bate-papo sobre nutrição infantil com a nutricionista Bruna Murta. Confira os temas e os vídeos abaixo:

Como montar uma lancheira saudável: https://www.instagram.com/tv/B3aGE-egZCP/ 
Alergias e intolerâncias na infância: https://www.instagram.com/tv/B3dC0ZygQAR/ 
Alimentação para crianças seletivas: https://www.instagram.com/tv/B3sT-svg80f/ 



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031