Blog

Outubro Rosa – o que fazer para prevenir-se contra o câncer de mama

16 de outubro de 2019

                                                                    

O outubro rosa é um movimento de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil esse percentual é de 29%. Segundo o INCA, são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019.

Dentre os principais fatores de risco estão: fatores genéticos e hereditários, hábitos de vida como uso de hormônios sintéticos, tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, sedentarismo, maus hábitos alimentares, excesso de peso. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Entre eles, destacamos o importante papel de uma alimentação saudável. Além da ingestão diária de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, selecionamos algumas opções para você incluir no seu cardápio e proteger-se contra a doença:
 
  • Cúrcuma (açafrão da terra): seu alto poder antioxidante é capaz de inibir a proliferação de células cancerígenas. Use no arroz, em molhos, legumes, sopas, chás, sucos e onde mais desejar. Dica: para potencializar seus efeitos, misture a cúrcuma com pimenta do reino.
  • Alimentos integrais: são fontes de fibras que se ligam ao hormônio estrogênio no intestino e elimina-o. Boas opções são: arroz integral, farinhas integrais, aveia, quinoa etc.
  • Linhaça: rica em ômega 3, um tipo de gordura que possui ação anti-inflamatória e que estimula o sistema imunológico. Além disso, é fonte de lignana, uma substância que possui efeito protetor contra o câncer de mama.
  • Chás verde e branco: fontes de catequinas, substâncias antioxidantes capazes de prevenir contra o câncer de mama.
  • Frutas vermelhas: açaí, cranberry, blueberry, uvas, morango, amora, são fontes de antocianinas, que inibem o crescimento de células cancerígenas.

Fonte: Bruna Murta – nutricionista Veg+
Referências: www.inca.gov.br 



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031