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Mantenha-se saudável e em forma no inverno

23 de julho de 2019

                                                                     

Estamos no inverno, estação do ano mais propícia à queda da imunidade e surgimento de gripes, resfriados, infecções. Por isso, é essencial adotarmos mantermos uma boa alimentação para nos protegermos das doenças comuns desse período. 
 
Veja as dicas que selecionamos para lhe auxiliar a manter-se saudável e em forma no inverno: 
 
Consuma muitas frutas e vegetais frescos diariamente: esses alimentos fornecem grandes quantidades de vitaminas, minerais e fitoquímicos (antioxidantes), que são nutrientes importantes para fortalecer o sistema imunológico e proteger nosso organismo contra a invasão de vírus e bactérias. Além disso, em geral, possuem baixo valor calórico e alto teor de fibras, contribuindo para a manutenção e/ou perda de peso. 
 
Mantenha-se hidratado: mesmo no frio, é importante manter o consumo adequado de líquidos (cerca de 6 a 8 copos ao dia), principalmente na forma de água. 
 
Atenção ao tamanho das porções: no inverno, geralmente há um aumento de apetite e vontade de comer mais guloseimas. Para evitar o ganho de peso, procure usar pratos menores, preenchendo metade do prato com hortaliças. Mastigue bem e lentamente os alimentos e evite beliscar entre as refeições. 

 
Alguns alimentos são conhecidos por fortalecer o sistema imunológico e são ótimas opções para entrarem no cardápio: 
- Alho: use e abuse no tempero dos alimentos, seja em refogados, em molhos para saladas ou aonde mais preferir. Também pode ser feito chá de alho para ajudar a combater sintomas de gripes e resfriados ou o uso de cápsulas de óleo de alho. 
- Gengibre: consumido na forma de chá, em sopas, sucos, pastilhas. 
- Própolis verde: adicione as gotas em água, suco ou chá. Também, pode ser usado em spray.  
- Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes, capazes de impulsionar o sistema imunológico. São elas: açaí, romã, amora, uvas vermelhas, mirtilo, morango. Consumir as frutas frescas ou na forma de sucos. 
- Frutas cítricas: excelentes fontes de vitamina C, para consumo fresco ou em sucos. Entre elas temos: laranja, limão, tangerina, abacaxi, acerola, kiwi. 
- Mel: pode ser consumido puro ou adicionado a sucos, chás, em torradas, frutas e como substituto do açúcar em diversas preparações.  

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista Veg+


Categorias: VEG+ NUTRI, SAÚDE

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