Blog

Chás: como preparar da melhor forma?

12 de julho de 2019

                                                                      

 
Com inúmeros benefícios para a saúde, os chás auxiliam no bom funcionamento do corpo, tanto para o emagrecimento quanto para a manutenção de uma vida mais saudável. Mas, com tantas opções de sabores, você sabe a forma correta de ingerir os diferentes tipos de chás?

O primeiro passo é considerar a temperatura da água, uma vez que o ideal é não deixar a água ferver. Ou seja, antes de começar a ebulição, o fogo deve ser desligado. O tempo de infusão vai depender do tipo de cada chá.

Outro passo importante é considerar o preparo da bebida, na qual a erva pode ser fervida junto com a água ou ser inserida após o tempo de fervura. Existem duas formas de preparo: infusão e decocção.


Chá de infusão e chá de decocção

De acordo com a forma de preparar o chá, as propriedades das ervas podem ser potencializadas ou desaproveitadas. 

O chá de infusão é a bebida na qual a erva é inserida após a água estar quente. Folhas, frutos e flores ficam imersos na água quente, em repouso por alguns minutos, enquanto as propriedades das plantas são liberadas na água. 

Chás de frutas podem ficar em infusão de oito a dez minutos. Já o chá verde deve ficar, no máximo, por 5 minutos, para não liberar elementos que dão o sabor amargo à bebida.

Já no preparo por decocção, as ervas selecionadas são fervidas junto com a água. Essa forma de preparo é usada para cascas, raízes ou pedaços de caule, por serem mais duros e rígidos, necessitando ficar mais tempo imerso na água quente. Esse é o caso do chá de canela, um tipo de casca, e gengibre, uma raíz. 


Benefícios dos chás

Cada planta e erva pode trazer diversos benefícios para o corpo e podem ser usados em momentos diferenciados.

Chás de alecrim e boldo são bons para o sistema digestivo, ajudando a melhorar problemas no fígado e no estômago. . Chá de erva cidreira é um bom calmante enquanto o chá de hortelã combate náuseas e melhora a digestão. Já chás vermelho, verde, branco e amarelo são opções de bebidas que auxiliam no emagrecimento, devido às suas funções de aceleração do metabolismo.


Categorias: VEG+ NUTRI, SAÚDE

Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031