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TPM: conheça alimentos que ajudam na prevenção

15 de maio de 2019

Mesmo sendo diferente para cada mulher, receber uma visita básica todo mês é inevitável e a menstruação sempre chega. Junto a esse período, todas as mulheres correm o risco de serem acometidas por um mal comum: a TPM. 

Sendo um conjunto de sintomas causados por uma variação hormonal, a TPM causa desconfortos físicos e emocionais em grande parte das mulheres, podendo, inclusive, atrapalhar suas atividades diárias. 
Apesar da TPM ser recorrente, uma boa alimentação e a prática regular de atividades físicas são hábitos que fazem com que esse período passe sem muitos transtornos. Mas você sabe quais os melhores alimentos para ajudar a combater os sintomas da TPM?

                                                             


Alimentos que ajudam a combater sintomas da TPM

Entre os sintomas que promovem maior reclamação no período pré-menstrual estão o mau humor, as cólicas, o inchaço e a dor nos seios.

Ingerir alimentos que são fontes de triptofano, como banana, cacau, quinoa, feijão, lentilha, aveia, oleaginosas e vegetais verde escuros, estimulam a produção de serotonina e podem melhorar a qualidade do sono e o bom humor. 

Chás também são excelentes opções para ajudar no alívio das cólicas. Entre os mais indicados para essa função estão o chá de camomila, hortelã e erva doce. Outra opção para esse tipo de incômodo é a ingestão de sementes de gergelim, vegetais verde escuros e amêndoas, que são fontes de cálcio.

A vitamina B6, que é encontrada em cereais integrais, banana, tomate e semente de girassol, auxilia na alteração de humor e ajuda a diminuir as dores nos seios. Fontes de gorduras boas, como azeite de oliva extravirgem, óleo de chia e de linhaça, oleaginosas e sementes, também são excelentes alimentos para diminuírem as dores nos seios e a irritabilidade. 

Já o óleo de prímula, é um ótimo componente para combater os sintomas da TPM em geral, como o inchaço, cólicas, irritabilidade, dores de cabeça. 

Beber bastante água é fundamental para evitar a retenção hídrica e ajudar na melhora do funcionamento do corpo.


Exercícios aliviam os sintomas da TPM

Uma simples caminhada ao ar livre e a prática  de yoga são formas de estimular a produção de endorfina, aumentando o relaxamento do corpo e aliviando as dores. 
Iniciar com um treino leve, de cerca de 20 minutos,  é ideal para quem não tem o costume de praticar exercícios.

Categorias: SAÚDE

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