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Frugivorismo e Crudivorismo: conheça a diferença

26 de abril de 2019

 Parar de comer carne se tornou uma atitude muito maior do que apenas uma dieta e se transformou em um estilo de vida. Além do vegetarianismo e veganismo, outros tipos de alimentação natural estão ganhando força e conquistandoo público, como é o caso do Frugivorismo e Crudivorismo. Você já ouviu falar nessas dietas?


 Dieta Frugivorista
 O Frugivorismo é a forma mais restrita das dietas veganas, na qual a sua base é o consumo de frutas in natura ou minimamente processadas, em todas as refeições. Mesmo que de forma muito limitada, alguns frugívoros optam pela inclusão de hortaliças e oleaginosas cruas.

 Para o meio ambiente, o Frugivorismo é capaz de evitar o desperdício de rótulos e embalagens e é uma maneira de reutilizar as sobras, como cascas, transformando-os em material orgânico e adubo. 

 Já para pessoas que optam por essa dieta, esse tipo de alimentação representa uma limpeza do organismo, o reforço do sistema imunológico, o combate ao envelhecimento e a perda de peso. Porém é fundamental que a dieta seja acompanhada por um nutricionista especializado. Uma alimentação Frugívora não planejada pode oferecer deficiência em proteínas, ácidos graxos (gordura) essenciais, vitaminas e minerais. 


 Dieta Crudivorista
 O Crudivorismo, também conhecido como alimentação viva, é uma dieta baseada no consumo de alimentos crus, germinados, fermentados ou desidratados. Sementes germinadas ou hidratadas, verduras, frutas, algas, cogumelos ou qualquer alimento cru e integral são a base desse tipo de alimentação. Também é aceito o aquecimento dos alimentos em uma temperatura de até 42°C. Acima disso, há destruição das enzimas presentes nos alimentos.

Sendo considerada um estilo de vida com o máximo de aproveitamento do que a natureza consegue oferecer, o Crudivorismo se baseia na crença de que alimentos cozidos perdem os nutrientes no momento do cozimento. Para os crudivoristas, consumir alimentos crus é uma forma de interagir com o meio ambiente, preservando a estrutura original do alimento.  

Uma dieta crudivorista bem planejada e acompanhada por um nutricionista especializado, pode ser nutricionalmente equilibrada, proporcionando enormes benefícios à saúde. Emagrecimento, prevenção de doenças crônicas e melhora na função celular são resultados que podem ser vistos a longo prazo. Contudo, um crudivorista não necessariamente é um vegetariano, uma vez que é possível incluir peixes crus na dieta. Apesar desse cenário ser possível, a maioria dos crudivoristas são veganos. 


O que incluir em uma Dieta Frugivorista ou Crudivorista?

Para implementar dietas com base no frugivorismo ou crudivorismo, é necessário um cardápio variado e repleto de alimentos ricos em nutrientes.

-  Insira frutas variadas no cardápio, para garantir o consumo de boas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes como o resveratrol, por exemplo.  Algumas delas são: banana, caqui, jaca, abacaxi, laranja, limão, tangerina, kiwi, mamão, manga, uva, maçã, amoras, mirtilos e morango.  
- vegetais, como tomate, pepino, pimentões, quiabo, abobrinha, chuchu, berinjela, cenoura, beterraba são exemplos de fontes de licopeno, betacaroteno, potássio, fibras. 
- Alface, aipo, brotos verdes, flores, funcho, espinafre, rúcula, brotos de leguminosas, classificados como vegetais tenros, são ricos em fibras, vitaminas e minerais; 
- Oleaginosas, como nozes, amêndoa, avelã, macadâmia, castanha do Pará e amendoim são fontes de gorduras boas, assim como sementes de abóbora, girassol e gergelim;
- Cereais, como milho, e leguminosas, como ervilhas e feijões, são fontes de proteína, ferro e fibras;
- Já cogumelos comestíveis são fontes de proteínas.

É sempre importante lembrar que toda dieta, seja vegetariana, vegana, frugívora ou crudívora deve ser acompanhada por um profissional nutricionista. 
 
 
 
 


Categorias: VEG+ NUTRI, SAÚDE

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