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Benefícios do cacau

02 de abril de 2019

Cacau: um importante alimento funcional
O cacau, produto derivado dos grãos da planta Theobroma cacao (que significa “alimento dos deuses”), é consumido desde aproximadamente 600 a.c., por civilizações antigas como os Maias e os Astecas. Diversos estudos científicos o apontam como um importante alimento funcional. É carregado com diversos nutrientes como ferro, zinco, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, manganês, selênio, cobre, vitaminas B1, B3, E e C, fibras, flavonoides, poderosos antioxidantes, gorduras do “bem” e substâncias estimulantes como metilxantina, teobromina e cafeína.
Seu consumo regular e moderado confere diversos benefícios à saúde. Devido ao alto teor de flavonoides, o cacau é capaz de prevenir contra diversos tipos de câncer. Possui ação imunomoduladora, ajudando a regular o sistema imunológico. Protege seu coração, pois as epicatequinas (flavonoides) presentes no cacau auxiliam na redução do LDL (colesterol “ruim”) e aumento do HDL (colesterol “bom”). Além disso, ajudam a dilatar as artérias, permitindo melhor circulação sanguínea. Estudos indicam que seu consumo pode melhorar a ação da insulina, podendo beneficiar portadores de diabetes.
Seu alto teor de antioxidantes diminui o excesso de oxidação do cérebro. Por isso, pode prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.  Rico em magnésio e triptofano, aumenta a produção de serotonina gerando a sensação de bem-estar e relaxamento, além de ajudar a diminuir os sintomas da TPM. Contém substâncias estimulantes, podendo agilizar o raciocínio, melhorar a memória e concentração.
O cacau também pode ser um aliado para a pele pois seus flavonoides protegem a pele contra a radiação ultravioleta, protegendo contra o câncer de pele, retardando o envelhecimento e ajudando na manutenção de uma pele saudável e bonita.
Sua ação vasodilatadora, energética e estimulante faz dele um excelente pré-treino. Uma dica é incluir o cacau em pó no seu lanche ou shake pré-treino. 
Como incluir no cardápio
O cacau pode ser incluído através do consumo de chocolates, cacau em pó (adicionado a receitas de bolos, cookies, shakes) e nibs de cacau.
Prefira sempre o chocolate amargo, com teor de cacau acima de 50%. Lembrando que quanto maior o teor de cacau, maior a concentração de antioxidantes e, portanto, maiores os benefícios à saúde. Para a obtenção de seus benefícios, sugere-se o consumo regular de 20 a 30g de chocolate amargo por dia.
Dica da nutri: prefira o consumo do chocolate após o almoço ou em um lanche acompanhado de outros alimentos. Quando consumido em jejum, gera um pico de glicemia (aumento da glicose no sangue) e pode gerar compulsão alimentar.
Fonte: Bruna Murta – nutricionista Veg+
 



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