Blog

Os benefícios da maquiagem vegana

14 de março de 2019

Já foi o tempo em que os veganos encontravam dificuldade em achar produtos que se adequassem ao seu estilo de vida. Comidas, roupas e cosméticos veganos estão cada vez mais frequentes em prateleiras de lojas e supermercados ao redor do mundo. Seguindo essa nova onda, a maquiagem vegana vem ganhado adeptos de todos os estilos, mas tendo a preocupação com o consumo consciente e a melhor qualidade de vida em comum.

Maquiagem Normal x Maquiagem Vegana:

Para a maquiagem ser considerada vegana ela precisa atender a dois critérios: não conter nenhum produto de origem animal e não ser testada em animais. A indústria de cosméticos convencional, além de realizar teste em animais, utiliza em sua fórmula muitos componentes de origem animal: proteínas como o colágeno, elastina, que são extraídas das vacas, gorduras como a glicerina, cera de abelha e a guanina, extraída da escama do peixe e utilizada em sombra, blush e iluminadores para dar o efeito brilhante.

Nos produtos veganos esses componentes são substituídos por extrato de plantas, manteigas vegetais, como o cupuaçu, e óleos que sejam totalmente de origem vegetal, como o óleo de coco e o de amêndoas.

Outros benefícios

Além de boa para o meio ambiente, a maquiagem vegana é menos agressiva. Por se tratar de produtos feitos, em sua grande parte, com ingredientes naturais, o que diminuiu o risco de alergias, ela é ideal para peles sensíveis. 

Talvez você note que ela não possui uma fixação tão boa quanto as tradicionais, mas isso é porque as maquiagens comuns usam chumbo em sua fabricação, um metal pesado que se acumula de forma progressiva no corpo e não é eliminado com o tempo, podendo causar câncer e outras doenças.

Por fim, é sempre importante analisar bem os rótulos para ter certeza de que a maquiagem que você está comprando é de fato vegana. A certificação “cruelty-free” garante que os produtos não foram testados em animais, mas não garante que eles não possuam componentes de origem animal. Para ter certeza, procure pelo selo “Cruelty-free and Vegan”, esse assegura que o produto não foi testado em animais e não possui nenhum componente de origem animal, sendo essa a garantia de que o produto é vegano. Ambos os selos foram desenvolvidos pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que também disponibiliza uma lista com diversos componentes de origem animal, frequentemente utilizados em cosméticos.

Trocar a maquiagem convencional pela vegana pode não ser tarefa fácil, afinal ela ainda é minoria no mundo da beleza. Porém esse cenário, aos poucos, vem se modificando e muitas empresas, inclusive nacionais, vem aderindo a causa dando assim esperanças que no futuro o bem estar humano e animal andem em harmonia.



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031