Blog

Novembro Azul

21 de novembro de 2018

                                                                          

Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro existem diversas ações de conscientização da população sobre as principais doenças que acometem os homens e como detectá-las previamente. Uma das maiores preocupações em relação à saúde do homem é com o câncer de próstata. De acordo com dados do INCA, no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Sabemos que para a prevenção do câncer, é importante a adoção de bons hábitos de vida, com prática regular de atividade física, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Uma alimentação equilibrada e balanceada, baseada em alimentos de origem vegetal é fundamental.

            Conheça alguns alimentos que podem ajudar na prevenção e tratamento do câncer de próstata:

- semente de abóbora: contém curcubitacina, composto que atua como antiinflamatório, tendo efeito direto nas doenças da próstata e no sistema urinário. Auxilia no tratamento de bexiga hiperativa, incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna. Fonte ainda, de ômega 6 e 9,  que inibem a formação de células cancerígenas, evitando vários tipos de câncer, entre eles o de próstata. Para esses benefícios, inclua a semente de abóbora nos lanches ou o óleo de semente de abóbora para finalização de pratos ou em cápsulas.

- abacate: fonte de vitamina E, poderoso antioxidante que atua na prevenção do câncer. Contém também betasitosterol, substância que tem sido estudada no tratamento de doenças da próstata e câncer neste órgão, pois pode reduzir o crescimento e disseminação das células cancerígenas e levar a apoptose (“suicídio”) dessas células. Inclua o abacate em seus lanches, saladas, smoothies. Seu óleo pode ser utilizado como tempero e finalização de pratos ou em cápsulas.

- tomate, melancia, goiaba: são fontes de licopeno, substância de potente ação antioxidante e que inibe a proliferação de células cancerígenas. Dica: o licopeno tem sua ação potencializada quando o alimento é cozido, como no caso do molho de tomate.

- castanha do Pará: fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que ajuda a prevenir o câncer. Inclua de 1 a 2 unidades ao dia em lanches, saladas, batidas em sucos ou smoothies, trituradas salpicadas em frutas.

- chá verde: rico em catequina, substância que inibe o crescimento de células cancerígenas. A sugestão é o consumo de 3 a 5 xícaras da bebida ao dia, quente ou gelada.

- vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, couve):  contém sulfarofano, que age nos danos das células, podendo ajudar no combate a doença.

Lembre-se: para a prevenção do câncer, além da inclusão dos alimentos citados, é importante evitar o consumo de carnes vermelhas, embutidos, açúcar refinado, refrigerantes, álcool. A alimentação deve ser o mais natural possível com a exclusão de alimentos industrializados que contenham grande quantidade de aditivos químicos como os corantes, conservantes, realçadores de sabor e outros, além dos adoçantes artificiais. Sempre que possível, preferir o consumo de produtos orgânicos. 

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista Veg+
 



Voltar para o blog

Newsletter

Assine nossa newsletter
e receba todas as novidades da Veg+

Uma vida saudável começa com um investimento consciente.
Para mais informações entre em contato (21) 3150.3031 ou pelo email expansao@vegmais.com.br
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen
Av. das Américas, 3434 / Bloco 5 / sala 301 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Mais informações em faleconosco@vegmais.com.br ou expansao@vegmais.com.br
Tel.: (21) 3150.3031