5 alimentos anti-inflamatórios
21 de junho de 2018
Às vezes, a ciência imita a natureza. Quer dizer: quantos remédios e afins não existem por aí para os quais há diversas alternativas naturais? E nós, muitas vezes, nos rendemos a essas opções artificiais – com as suas contraindicações e seus efeitos colaterais – por desconhecermos alimentos que cumprem a mesma função de maneira muito mais saudável.
Já falamos aqui no blog sobre alimentos antidepressivos, como o
grão-de-bico, e sobre os inúmeros benefícios das frutas. Hoje, elaboramos uma lista com cinco alimentos ótimos para prevenir e combater inflamações.
1 - Azeite extravirgem
Rico em substâncias que proporcionam benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios, o azeite de oliva extravirgem também ajuda a baixar a pressão arterial, reduzir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Uma ótima opção, pois trata-se de um alimento superfácil de introduzir na dieta, indo bem com quase qualquer prato.
2 - Alho e cebola
Esses temperos, muito presentes nas nossas dietas, auxiliam o fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo especialmente para a saúde do intestino. São também ótimas fontes de carboidrato de baixo teor calórico.
3 - Abacate
São tantos os benefícios dessa fruta que dá vontade de morar nela! Além das inflamações, ajuda a controlar os índices de açúcar no sangue e de colesterol. Também reduz as dores causadas pela artrite. Além de tudo, possui uma série de nutrientes importantíssimos para o organismo.
4 - Vegetais crucíferos
O nome é feio, mas os benefícios são lindos! São especialmente importantes para o fígado, contribuindo para seu processo de desintoxicação. Alguns exemplos são a rúcula, a couve, o brócolis e o repolho.
5 - Frutas cítricas
Olha elas aí de novo! As frutas, principalmente as cítricas, possuem muita água em sua composição, sendo assim, hidratam e fornecem eletrólitos para o organismo. E todas as partes delas – casca, bagaço e suco - têm propriedades de combate à inflamação.
Voltar para o blog